sexta-feira, 14 de julho de 2017

Arroz de aipo e cenoura / Creme de aipo e cenoura







Hoje vamos falar de Aipo (também conhecido por salsão). Na verdade o seu nome é Apium graveolens. (Eu não sou capaz de decorar este nome)
No século dezassete o aipo começou a ser cultivado em Itália a partir de um tipo silvestre. Este cultivo deu origem a várias variedades menos amargas. No século dezanove, o aipo já era consumido tanto na Inglaterra como na América.
Este vegetal de folhas verdes pertence à família Apiaceae.(exemplo agrião, salsa, cenoura etc.) O talo é o mais consumido. Este vegetal além de ser um alimento de baixo teor calórico é rico em nutrientes e água. O caule pode ser cozinhado ou consumido cru. As folhas podem ser usadas em sopas, molhos e caldos. Também a raiz é utilizada principalmente na Páscoa Judaica na preparação do sêder
As sementes contêm óleos que são utilizados em medicamentos.
Os benefícios do aipo são vários porque ele é um alimento com baixa caloria. Fornece apenas 10 calorias por 100 gramas de seu consumo e contém 95% de água. Também composto de hidrato de carbono, fibra dietética. Tem poucas quantidade de gordura e de proteína. O Aipo é rico em vitaminas como:
Vitamina A, vitamina B, vitamina C, vitamina E, vitamina K e contem também cálcio, potássio, sódio e fósforo.
Como contém luteolina que é um tipo de flavonóide que limita o crescimento de células cancerosas e ainda é ajudado pelos ácidos fenólicos em prostaglandinas que restringem e ajudam a impedir o metabolismo das células cancerígenas e a cumarina que é um fitoquímico, estudos dizem que o aipo ajuda a evitar o aparecimento do cancro do cólon e do estômago.

Aproveito falar do aipo para vos deixar duas receitas feitas com aipo:




Arroz com cenoura e aipo

 


3 chávenas de arroz cozido
Talo de aipo fresco migado q.b.
Cenoura cortada em cubinhos q.b.
1 cebola
Azeite ou óleo q.b.
Alho a gosto
Sal q.b.



Comece por fazer um refogado com azeite, cebola e alho sem deixar alourar. Adicione o aipo e a cenoura e saltei sem deixar cozer muito. Se gostar pode polvilhar com um pouco de pimenta. Tempere com o sal, tomando em atenção ao sal que já adicionou no arroz previamente cozido.
Quando o aipo e a cenoura estiverem salteados, adicione o arroz e envolva. Deixe no lume só o suficiente para o arroz ficar quente como o aipo e a cenoura.
Sirva a acompanhar tanto carne como peixe e se gostar pode polvilhar com salsa picada.




Creme de cenoura e aipo

 

3 cenouras médias
1 aipo fresco  
400g de batatas descascadas
Alho a gosto
1 cebola
Sal q.b.
Pimenta a gosto
Água q.b.
1 embalagem de natas
Azeite virgem q.b.





Comece por limpar e cortar os legumes todos. (no aipo aproveite tanto o talo como a rama)
Leve os legumes a cozer em pouca água temperada com sal. (pode adicionar um ou dois caldos em cubo de carne ou legumes)
Depois de tudo bem cozido, reduza a um creme, adicione as natas e leve ao lume até levantar fervura. Entretanto retifique o tempero adicionando um pouco de pimenta e de azeite. (tomar em atenção a quantidade de azeite, pois já tem a gordura das natas) Se necessitar de um pouco mais de caldo porque está muito grosso, junte um pouco de leite ou água.
Antes de servir pode polvilhar com um pouco de rama de aipo migada e regar com um pouco fio de natas.

Bom apetite.

terça-feira, 4 de julho de 2017

Baguete tipo pisa/Baguete com atum e maionese






No verão as sandes estão sempre presente tanto como lanche como refeição. É normal levar umas sandes numa caixa térmica para a praia ou para o campo.
Hoje vou deixar aqui duas sugestões de baguetes saborosas e fáceis.










Baguete com atum e maionese

1 baguete cortada ao meio
Maionese a gosto
Atum q.b.
Tomate cortado em rodelas q.b.
Milho cozido q.b.
Queijo cortado em cubos q.b. (utilizei flamengo)
Ovo cozido ralado q.b.
Coentros migados a gosto

Comecei por barrar a baguete com maionese, cobri com rodelas de tomate e fui sobrepondo todos os outros ingredientes, finalizando com o ovo ralado e os coentros picados.
Se gostar polvilhe com pimenta preta.
Bom apetite.



Baguete tipo pisa

Azeite virgem q.b.
Tomate cortado em pequenos cubos q.b.
Milho cozido q.b.
Manteiga q.b.
1 baguete cortada ao meio
Queijo ralado a gosto
Azeitonas pretas q.b.
Fiambre cortado não muito fino q.b.

Comecei por barrar a baguete com manteiga. Sobrepus todos os outros ingredientes acabando por regar com um fio de azeite. Levei ao forno alguns minutos e ficou pronto a comer tanto quente como fria.
Espero que gostem destas sugestões e não esqueçam de acompanharem sempre com uma boa salada.


Nota: Não esqueça que pode sempre utilizar outros ingredientes a seu gosto. Ponha a sua inteligência a trabalhar e de certeza criara refeições simples mas saborosas…