quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Sopa de peixe à minha moda







Este ano não vou de férias mas as lembranças de anos passados estão no meu pensamento assim como no meu coração e muitas vezes fazem com que a minha imaginação trabalhe.
Há dias tive vontade de comer uma sopa de peixe bem francesa que é confecionada em Marselha junto ao porto. Claro que não a consigo fazer por falta de uma data de ingredientes (principalmente a variedade de peixe que existe na zona) e claro o não estar em Marselha também conta.
Estou no Alentejo e tenho sempre felizmente a minha arca congeladora cheia de bons produtos.
Com ajuda dos bons produtos que tenho na arca, daquilo que cultivo no quintal e com a minha mãozinha para cozinhar, saiu uma sopa maravilhosa que já tive de confecionar várias vezes para familiares e amigos.

Sopa de peixe à minha moda (4 a 6 doses)

3 postas de peixe (utilizei cabeça de corvina e duas postas)
200g de miolo de camarão
400g de ameijoas
4 tiras de potra cortada em cubos
Camarão  inteiro q.b.
2 cubos de caldo de peixe ou de camarão (não obrigatório)
2 cebolas picadas
1 pimento migado
750g de tomate migado bem maduro
Alho a gosto
1 folha de louro
Azeite q.b.
Pimenta preta q.b.
Picante a gosto (utilizei gindungo)
Uma pitada de açúcar (para disfarçar o ácido do tomate)
Baguete cortada em rodelas e torradas no forno

Comece por cozer o peixe em água e sal. Depois de cozido, retire este da panela e deixe arrefecer , desfaça em lascas retirando as espinhas e reserve. Também reserve a água de cozer o peixe depois de cuada.
Refogue a cebola no azeite sem deixar que aloure. Junte o alho, o louro, o tomate a pitada de açúcar (não obrigatório), o pimento e deixe cozinhar.
Quando o tomate começar a ficar quase apurado, comece por juntar a potra, o camarão etc. pela ordem de tempo que precisam para cozinharem.
Como o tomate vai começar a engrossar, junte a água de cozer o peixe na medida que necessitar para ficar uma sopa com algum caldo mas não aguada. Retifique os temperos a seu gosto, (junte os cubos de caldo de peixe ou de camarão se desejar) deixe apurar e por último junte as lascas de peixe.
Sirva quente acompanhada pelas tostas regadas com azeite e alho.

Bom apetite.


Sem comentários: