domingo, 25 de março de 2018

Folar de sardinha/Bola de sardinha






Por vezes não sei que nome utilizar para esta receita. Tem zonas do nosso país em que lhe chamam bola e em outras é folar. Para mim isto é folar. Em breve deixarei aqui uma receita, aquilo que reconheço como bola e que faz parte do meu passado…


Bola de sardinha
600g de farinha
Fermento de padeiro q.b. (utilizei 25g em barra)
1,5dl de água morna
1dl de óleo alimentar
Uma pitada de sal
3 ovos
3 latas de sardinhas de tomate


Num alguidar coloque a farinha e faça uma covinha no meio. No meio da cova da farinha adicione o fermento diluído na água morna, os ovos, o óleo e o sal. Amasse tudo muito bem até a massa se despegar do alguidar e formar uma bola. Polvilhe com a farinha, tape com um pano e deixe levedar durante 1 ou duas horas.

Quando a massa estiver levedada, unte um tabuleiro ou uma forma, com manteiga e polvilhe com farinha. (eu não fiz isto. Simplesmente forrei a forma com papel anti aderente e pincelei com margarina líquida)
Forre o fundo da forma com metade da massa que deverá tender. Sobreponha sobre a massa as sardinhas que poderá partir em bocados de modo a que a massa fique coberta de sardinha. Regue com o molho que as latas de sardinha trazem. Por fim cubra com a restante massa. Pique a bola com um garfo e pincele se gostar, com gema de ovo. Eu não pincelei com a gema de ovo.
Leve ao forno a uma temperatura de 200º entre 30 a 45 minutos. (isto varia do forno que utilizar)
Nota: eu utilizei para fazer esta massa a máquina de fazer pão. Neste caso juntei todos os ingredientes na máquina como que fosse para fazer pão mas escolhi a programação de fazer só a massa. Na máquina é muito mais simples pois até a levedura fica correta.

Sem comentários: