quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Quatro doces, quatro sabores





Sempre que chegava ao outono lá começava a trabalheira de se fazerem os doces que nos iam aquecer o coração e o estômago durante o inverno que se aproximava. Era a época que eu mais adorava na minha infância. Como eu gostava de ver a minha tia ou a minha avó à volta das panelas com uma grande colher de pau que muitas vezes também servia para me ameaçarem se eu não estivesse quieta. A verdade é que eu tinha a tentação de espreitar para o que elas estavam a cozinhar. Quando viravam as costas lá ia eu encavalitar-me num banco para espreitar a maravilha que elas cozinhavam sem me aperceber no perigo que corria…
No fim aparecia a marmelada, geleia e doces de frutas variadas… (normalmente o doce de tomate estava presente assim como o de figo) como tenho boas recordações…
Atualmente continuo a fazer os doces mas faço-os mais durante o ano e muitas mais variedades. Criei o habito de congelar os frutos e ir confecionando doce em pequenas quantidades consoante as necessidades. A verdade é que não tenho quem os consuma em quantidade. Somos só dois em casa, os filhos seguiram os seus rumos e cada um tem a sua casa.
Tudo isto para vos dizer que com o correr dos anos comecei numa de novos sabores e novos hábitos.
Há uns doze anos comecei por confecionar doce de cebola e como o resultado me agradou, continuei explorando novos sabores com ingredientes diferentes  que sirvo como entradas, acompanhados por variedades diferentes de queijo ou simplesmente barrados em pão ou bolachas.
Hoje deixo-vos aqui uma amostra:

Doce de cebola

Cebola q.b.
Açúcar q.b.
Casca de limão q.b.
Estrelas de anis a seu gosto

Coza a cebola descascada em água. (poderá juntar uma pitada de sal)
Depois da cebola cozida, escorra-a e pese-a.
O peso da cebola cozida será igual ao peso do açúcar que deverá utilizar na confeção do doce.
Leve ao lume numa vasilha a cebola com o açúcar, casca de limão e o anis, mexendo para não deixar queimar o açúcar. Quando estiver fervendo e o açúcar estiver líquido, retire a casca de limão e anis para um prato e reserve. Triture a cebola, adicione novamente a casca de limão e o anis e leve ao lume a apurar. O apuramento é muito rápido.
O resto é o procedimento normal de acondicionamento de doces.

Nota: O doce de cebola com qualquer variedade de cebola assim como pode variar os sabores. Já tenho substituído o anis, por pau de canela assim como pimenta em grão. Também pode substituir a casca de limão por uma pitada de vinagre. Variar o paladar ao seu gosto é normal. Aconselho sempre a que deem um toque pessoal quando cozinhem.






Doce de pimento verde com gindungo

Pimentos q.b.
Açúcar q.b.
Gindungo q.b. (ou outro picante a seu gosto)
Casca de limão q.b.


Comece por colocar os pimentos inteiros (previamente lavados) num tabuleiro. Leve ao forno a assar os pimentos. Só precisam de assar o suficiente para facilmente lhes retirar a pele depois de frios.
Depois de lhes tirar a pele, limpe-os de sementes.
Pese os pimentos assados e limpos.
O peso dos pimentos será igual ao peso de açúcar que ira utilizar na confeção do doce.
Leve ao lume numa vasilha os pimentos, o açúcar, a casca de limão e o gindungo. Deixe cozinhar mas não esqueça de mexer para o açúcar não queimar.
Depois de levantar fervura e o açúcar se tiver desfeito, retire a casca de limão e reserve. Triture o doce com a ajuda da trituradora, adicione novamente a casca de limão e leve ao lume a apurar a seu gosto.

Nota: Tome em atenção o picante que adiciona, é preferível juntar pouco e quando estiver quase pronto o doce, prove e ajuste o picante.






Doce de pimento vermelho

Pimento vermelho q.b.
Açúcar q.b.
Pau de canela q.b.
Casca de limão q.b.

Comece por levar ao forno os pimentos (previamente lavados) a assar para lhes poder facilmente retirar a pele.
Depois de assados, retire-lhes as peles e as sementes.
Pese os pimentos e leve-os ao lume com o mesmo peso em açúcar acompanhados da casca de limão e do pau de canela.
Deixe ferver mexendo para não deixar queimar o açúcar. Quando o açúcar estiver dissolvido, retire o pau de canela e a casca de limão e reserve.
Triture os pimentos com a ajuda da trituradora e leve novamente ao lume em conjunto com o pau de canela e a casca de limão. Deixe cozinhar mexendo até estar no ponto que deseja.
 Nota: Neste pimento, normalmente não adiciono picantes pois o pimento maduro tem um toque mais apurado e a tirar para o picante.






Doce de tomate e alho

500g de tomate maduro e migado
5 dentes de alho
500g de açúcar
Pimenta Caena a seu gosto
Casca de limão q.b.
Louro q.b.


Leve todos os ingredientes ao lume a cozinharem.
Quando estiverem quase no ponto, retire a casca de limão e o louro. Triture com a ajuda da trituradora. Leve novamente ao lume a acabar de apurar.



Nota: Se não tiver pimenta caena, substitua por pimenta preta e um pouco de canela em pó.

Sem comentários: