quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Tigeladas de Abrantes

As tigeladas de Abrantes tiveram origem no Convento da Graça em Abrantes, (este convento foi demolido em 1902) confecionadas pelas freiras, portanto fazem parte dos doces convencionais. Dizem que as freiras ensinaram a receita a uma lavadeira e que esta a transmitiu a uma amiga de Rio de Moinhos. Por isso dizem que as tigeladas são de Rio de Moinhos, pois foi nesta freguesia que a receita foi transmitida de geração em geração.



Tigeladas de Abrantes

250g de açúcar
60g de farinha de trigo
6 ovos
0,5 litro de leite
Raspa de limão
Uma pitada a gosto de canela

Preparação:
Comece por aquecer muito bem o forno a 200C. Aqueça as tigelas de barro vazias durante mais ou menos 30 minutos.
Entretanto misture bem o açúcar, a farinha, a canela e a raspa de limão. Depois adicione o leite em fio, mexendo sempre e de seguida os ovos. Bata muito bem durante alguns minutos até ficar um creme homogéneo. Verta o preparado nas tigelas quentes, sem que estas vertam.
Para facilitar, utilize uma colher (eu uso uma colher de servir) e vá enchendo cá de fora as tigelas que estão no forno. Deixe cozer mais ou menos durante 10 minutos em forno quente. Servem-se frias.


Nota: Normalmente as tigelas utilizadas são de barro não vidrado. No entanto se não tiver, pode utilizar outra tigelas ou mesmo pratos de louça dos fundos mas antes de verter a massa, pincele com manteiga ou mesmo azeite.


Sem comentários: