quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Atum de barrica à moda saloia






Fui levada no tempo ao meu almoço…
Na minha meninice e juventude, no Outono era normal comermos em casa atum de barrica cozido com couves batatas, cebola etc. etc. Este petisco começava a ser consumido na casa das minhas memórias familiares no dia de Todos os Santos, molhado com uma boa água pé e perlongava-se até ao S. Martinho acompanhado pelo vinho novo.
Continuei com esta tradição sempre que possível e até habituei o meu cara metade a comer e apreciar este atum que se ama ou detesta.
O atum de barrica (porque antigamente era acondicionado e vendido em barricas de madeira, hoje em latas de plástico) é um atum em salmoura que é um modo de conserva anterior à conservação em latas. Este modo facilitava a sua distribuição em distâncias no país e em tempo pois a pesca do atum era e é sazonal.
Anteriormente todo o atum era assim conservado, mas com o avançar das industrias conserveiras em lata, o atum de barrica passou a ser o pobre da família conserveira. Passou-se a só aproveitar as partes escuras do tunídeo ou aquelas que consideravam de inferior qualidade para conservar em lata.
Entrei bem cedo em contato com este atum, pois como o meu pai era do Algarve e este atum existia normalmente em todo o Algarve e também coexisti com este atum nos arredores de Lisboa, zona para onde fui viver com dois anos.
Ainda hoje quando o quero apreciar, o encomendo fora de portas como diziam antigamente os lisboetas ao referirem-se aos arredores de Lisboa.
Este que aqui vos amostro veio de Mafra. Aproveitei saber que a minha irmã aqui vinha (Alentejo) e lhe pedir para me trazer um bocado e poder assim matar saudades daquilo que considero um petisco.

Atum de barrica à moda saloia




Não vou explicar como se confeciona este prato, a imagem diz tudo. No entanto aconselho que o demolhem como se faz ao bacalhau.

Não acompanhei com cebola cozida. Hoje não estava para aí virada. No entanto é normal acompanhar também com uma cebola cozida.
Eu cozi o atum separadamente. Uma coisa que considero importante, reguem com um bom azeite.

Sem comentários: