quarta-feira, 27 de junho de 2018

Biscoitos de Mastro (Sonega/Alentejo)











  
Por vezes dizemos que as tradições fazem parte do passado. Aqui onde moro a tradição do mastro com os seus tradicionais biscoitos estão bem presentes anualmente pelo S. João. Na verdade já moro aqui há mais de vinte anos mas só este ano descobri esta tradição ancestral de origem pagã, que se celebrava em diversos países da Europa e simbolizava a força e a fertilidade masculina.

Aqui nos arredores de Sines a festa do mastro é realizada como pagamento de uma promessa religiosa. Noutros tempos quem mandava fazer e a custeava era alguém com posses económicas. Esta festa é caracterizada pelos biscoitos artesanais chamados de biscoitos do mastro e que são feitos nos dias anteriores à festa nas instalações do patrono e pendurados no mastro antes de ser erguido. Os biscoitos assumem sempre a forma de roscas mas ocasionalmente efetuam-se alguns biscoitos que representam a promessa, ou seja, figuras da pessoa/s ou da situação que suscitou a promessa. No final, os biscoitos são distribuídos gratuitamente pelos participantes da festa, no final e quando o mastro é derrubado.






Aqui perto de onde moro a responsabilidade é da Associação de Moradores do Salão Comunitário da Sonega. No entanto esta festa está espalhada por algumas localidades da região. (Sonega, localiza-se na estrada nacional 120, entre Sines e o Cercal do Alentejo)
Com a cumplicidade de algumas pessoas ligadas à Associação fui assistir à confeção dos biscoitos na Padaria da Dona Ercília nos arredores de Vila Nova de Milfontes onde aproveitei para tirar algumas fotos. No Domingo dei uma saltada até ao arraial e tirei mais umas fotos.
A confeção dos biscoitos varia muito de pessoa para pessoa, como de localidade para localidade. A base é farinha, banha, açúcar, canela e ovos (algumas pessoas não lhe adicionam ovos). Também há quem utilize massa leveda e outras não, assim como erva doce e casca de limão ralada.
Vou-lhes deixar uma receita do meu agrado para os biscoitos:

Biscoitos de mastro

1,150kg de farinha
1dl de água morna
40g de fermento de padeiro
150g de banha (pode substituir por manteiga)
2dl de água misturada com leite (pode ser só água)
2 ovos
Canela, e erva doce moída q.b.
Raspa de limão também a seu gosto

Comece por desfazer o fermento na água morna e misture com 150g de farinha. Amasse e forme uma bola que devera deixar descansar durante pelo menos meia hora.
Entretanto num alguidar coloque a restante farinha, no centro da farinha coloque a farinha com o fermento e vá adicionando e envolvendo com a água misturada com o leite. Junte a canela, erva doce, raspa de limão, a banha derretida os ovos, o açúcar e vá amassando muito bem. A massa fica um pouco mais rija do que a do pão. Forme uma bola, tape com um pano e deixe a levedar. Quando estiver leveda, trabalhe um pouco a massa e retire pequenos bocados que se tendem e fazem enfeitam os biscoitos da maneira que mais gostar.
Deixe que os biscoitos descansem durante uma meia hora, antes de irem ao forno.


Nota: Se gostar, doure os biscoitos com gema de ovo antes de os levar ao forno.  













3 comentários:

A Casa Madeira disse...

Que lindos, devem ser super gostosos.
Prazer em conhecer seu blog.
janicce.

Pedro Catarino disse...

Cara Conceição,
Muito Obrigado por ter publicado esta receita.
Certamente não imagina mas são tantas as recordações que este biscoito me traz...
Os meus pais nasceram num pequeno lugar perto da Sonega e eu passei muitas férias de verão nos meus avós paternos e assisti a alguns mastros. É uma festa muito especial
Faz anos que procuro nas pessoas mais velhas da familia, na net e até cheguei a mandar um SMS para o telemóvel (e tambem um email) da associação da sonega a pedir a receita.
Uma vez mais muito obrigado e bem haja

Conceição Santos disse...

Agradeço a simpatia e começo por pedir desculpa de só agora responder aos vossos comentários. Tenho andado muito ocupada e passo pelo blog a correr. Me desculpem.

Pedro Catarino:

Esta receita é uma das várias que encontrei na minha pesquisa. A verdade é que cada um faz à sua maneira e já há muitas poucas pessoas que a confecionem. Algumas nem sequer levam ovos.
Agradecia que se tornassem seguidores do meu blog e da minha página do Face Book "Sabores com Conceição Santos".


Muito, muito obrigada.