quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Sobremesa de frutos vermelhos



Foto bay Mário Cerdeira



800g de frutos vermelhos variados (podem ser frescos ou congelados)
1dl de vinho tinto
Açúcar a gosto (usei 4 colheres de sopa)

Para o merengue: (não obrigatório)

3 claras de ovo q.b.
Uma pitada de sal
Açúcar q.b.
1,5dl de água

Comece por limpar e lavar os frutos. Deixe que eles escorram
Entretanto leve ao lume o vinho com o açúcar até ferver. Adicione os frutos vermelhos, ponha o lume no mínimo e deixe ferver durante uns cinco ou seis minutos. É necessário que a cozedura dos frutos seja muito suave desde o princípio para estes não se desfazerem.
No meio da cozedura, vir que o líquido diminuiu muito, acrescente um pouquinho de água. (pouca para a o molho não ficar aguado)
Depois da fruta cozida está pronta a servir mas deixe que arrefeça à temperatura ambiente antes de a colocar no frigorífico.
Se optar por acompanhar com o merengue, (o merengue é um acompanhamento ideal para esta sobremesa mas não é obrigatório) Comece por bater as claras em conjunto com uma pitada de sal até ficarem em castelo suave e então comece a adicionar aos poucos o açúcar batendo energicamente.
Entretanto leve ao lume a água até ferver suavemente.
Com a ajuda de uma ou duas colheres de sobremesa, faça bolinhas de merengue e coza-as que está a ferver. Vire as bolinhas de merengue para cozerem dos dois lados e retire-as da água com a ajuda de uma escumadeira. (cozem rapidamente)

Sirva a compota com as bolas de merengue e terá a certeza que a sua família se irá deliciar com esta sobremesa.

Nota: pode substituir o vinho tinto por sumo de maçã natural.

Sem comentários: