quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Peixe seco

Em algumas receitas aparece o peixe seco.
Para algumas pessoas é um bicho de sete cabeças encontra-lo.
Actualmente o peixe seco aparece com facilidade nos supermercados e com uma qualidade superior aquela que nos habituamos noutros tempos a ver em África e passávamos por ele sem o vermos.
Começamos por esquecer que o bacalhau é peixe seco e depois passamos pelo pechelim, pelo escamudo e até pela abrótea seca sem darmos por eles.
Mas há uma maneira de o termos sempre á mão!…sermos nós a seca-lo!…porque não?…
Tenho uma amiga que o seca na varanda e é muito fácil.
Compre um peixe a gosto (eu prefiro do grosso como a corvina) e corte em tiras como para filetes. Enfie estas tiras num arame que não ganhe ferrugem ou num cordão e salgue com sal grosso ou fino. (o sal fino salga mais)
Pendure numa zona com sol e vento. (de Verão por vezes um dia chega para secar o peixe)
De noite guarde o peixe dentro de um escorredor e tape. (durante a noite o sal desidrata o que ajuda na secagem)
No dia seguinte volte a colocar ao ar e verá que seca facilmente.
Depois é só guardar (se possível pendurado num lugar seco e á sombra ou mesmo congelar) e chega a durar seis meses. Se por um acaso voltar a ficar húmido é só colocar novamente ao sol e ao vento.
 
Agora uma dica:
Com o peixe de carne escura.(o atum por exemplo ou o salmão) Em vez de tiras, corte o peixe em pequenos cubos e seque-o do mesmo modo. Mas não deixe secar muito. O ponto certo é quando se aperta um cubinho e ele ainda está macio como um pedaço de borracha. Então tire o peixe da secagem e coloque-o num frasco de vidro que tenha tampa e adicione um tempero a gosto, como ervas aromáticas, cebola picada, alho e pimenta, e depois cubra com azeite. Deixe durante uma semana ou mais... e terá um petisco de lhe tirar o chapéu. O peixe fica com consistência de presunto e um sabor único… 
Uma outra dica:
Para escolher peixe fresco, escolha o peixe com pele firme e um brilho metálico molhado. O peixe tem de ter um cheiro fresco, se for de água salgada, deve cheirar um pouco a algas marinhas. Os olhos devem ser límpidos e as guelras vermelhas.

Sem comentários: