segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Frutas frescas

Começo este tema, aconselhando a utilização de fruta da época na sua casa!
Além de ser mais barata os seus valores nutritivos são idênticos aos das frutas fora da estação.

1- Cozinhe cascas de maçã com alguns cravos-da-índia, pedaços de canela em pau e uma colher de mel. Depois triture com uma centrifugadora ou varinha. Ficará com um delicioso molho para cobrir pudins e panquecas.
2- Com cascas de maçã também poderá preparar um agradável chá e também um saboroso refresco.
3- Corte as maçãs ao meio, retire o centro e as sementes. Coloque numa panela e cubra com água. Depois de dez minutos, as cascas estarão soltas, podendo ser removidas facilmente com a ponta duma faca. 
4- Lave os morangos sempre antes de tirar os talos, para que não percam o suco.
5- Coloque os morangos durante alguns minutos numa solução de água e vinagre. Assim, eles ficarão limpos e com uma aparência mais saudável. 
6- Para fazer doce, deixe as laranjas mergulhadas em água quente durante cinco minutos, antes de descascar. Assim, a pele branca sairá facilmente junto com a casca.
7-Quando cortar um limão e não usar uma das partes, guarde no frigorífico a parte cortada virada para baixo. Assim, o limão ficará mais conservado. 
8-Não estrague um limão inteiro se for usar apenas algumas gotas. Faça um furo com um palito, use o que precisar e tape com o mesmo palito. 
9- Quando ralar a casca de um limão, nunca chegue até a parte branca, pois ela é amarga e pode prejudicar o doce. 
10-Para dar um gosto especial a saladas, use sumo de limão ou de toranja em lugar do vinagre. 
11-O melão, quando cortado, absorve odores de outros alimentos. Para que isso não aconteça, envolva-o em papel de alumínio e guarde-o num recipiente de plástico no frigorífico. 
12- Os melões ficarão mais saborosos se forem servidos bem gelados. Por isso, deixe os melões no frigorífico durante dois dias antes de servir.
13- Faça um sumo de ananás diferente: coloque as cascas do fruto de molho num litro de água. Deixe de um dia para o outro no frigorífico. Depois, coe e adoce a gosto. 
14- Para o mamão amadurecer mais rápido, faça riscos com uma faca em volta da fruta, no sentido do comprimento, e embrulhe com um jornal.
15- Antes de fritar as bananas, passe-as por farinha de trigo. Assim, elas não ficarão encharcadas de gordura.
16- Para que o diospiro amadureça mais depressa, pingue uma gota de vinagre no lugar onde estava o cabo e embrulhe em um jornal. 
17- Para conservar por mais tempo as frutas, guarde-as no frigorífico. Mas, antes, embrulhe uma por uma em papel de alumínio. 
18- Nunca lave uma fruta para ser guardada no frigorífico. Lave somente na hora de comer, assim ela se conservará por mais tempo. 



 

Sem comentários: