sexta-feira, 24 de abril de 2015

Lenda da alheira


Há dias fui ao Peixe a Lisboa no Pátio da Galé e encontrei várias mostras de tradicionais produtos Portugueses.
Como gosto dos cuscos transmontanos e das cascas fui até á banca do João Madureira onde sempre os produtos de Origem Transmontana estão bem representados. Este ano não tive sorte nem com os cuscos nem com as cascas (devido á humidade este ano não havia) mas encontrei um bom azeite, um bom queijo e um bom fumeiro. Além do presunto, também comprei umas alheiras divinais.

Hoje ao almoço foi dia de alheira. Não as cozinhei à moda de Trás os Montes mas á minha moda.
Aí está alheira assada na própria gordura, batata frita na multifunções para não ter muita gordura e grelos salteados em azeite e alho.
Deixo o contato da Origem Transmontana:
www.origemtransmontana.pt
Também está no face.

Aproveito para falar da lenda da alheira:


Conta a lenda que a alheira foi criada por cristãos novos que querendo continuar em segredo com as regras da religião judaica que proibia o consumo da carne de porco, criaram este enchido para disfarçar a sua religião verdadeira perante o olhar dos cristãos. Assim, as primeiras alheiras eram feitas com carnes de aves tanto de caça como de capoeira tais como peru, galinha etc. Os cristãos é que lhe adicionaram o porco.
No Norte de Portugal (Trás os Montes) de onde é original, a alheira é consumida grelhada ou assada em lume brando, acompanhada de batata cozida, legumes de época, regada com um fio de azeite.
Seguindo para o sul de Portugal vamos encontrar a alheira frita acompanhada por batatas fritas, ovo estrelado e salada de alface ou tomate. Juntar-lhe uns grelos cozidos ou salteados também faz parte do menu de muitos restaurantes do nosso país.
A alheira mais conhecida é a de Mirandela, na região de Trás os Montes, onde é considerada de melhor qualidade e sendo nomeada uma das sete Maravilhas da Gastronomia Portuguesa.
Mas no entanto isto é dúbio. Só recentemente se fabricam alheiras em Mirandela e em unidades industriais. Isto é normal, a alheira é típica da Terra Fria, Mirandela fica na Terra Quente.
Assim como o Vinho do Porto que não é do Porto mas sim do Douro mas sendo o Porto lugar de entreposto, estadia e embarque para outras paragens e mercados, as alheiras também chegavam a Mirandela das zonas mais remotas e interiores de Trás os Montes para aí serem comercializadas ou embarcadas no comboio para o resto do pais.
As genuínas alheiras vieram da raia norte (Zona de Vinhais) e da raia Mirandesa. Mesmo estas são distintas no sabor porque na raia norte levam mais fumo e mais tempero enquanto na raia mirandesa leva menos fumo e o tempero é mais suave.
A produção de alheiras em Mirandela tornou-se um negócio industrial. Quem quiser comer uma alheira mais parecida ao original, terá de o fazer em alguma aldeia da raia norte ou raia mirandesa.
Uma coisa é certa, as alheiras já há muito que saíram de Trás os Montes e hoje produzem-se em quase todo o país.

Sem comentários: