quarta-feira, 8 de abril de 2015

O NOSSO COZIDO



Hoje amanheceu chovendo e lembrei-me de cozinhar um cozido à Conceição.
Cozido à Conceição quer dizer que o faço com o que tenho na arca ou frigorífico.
Então lembrei-me de uma crónica do meu amigo Virgílio Gomes e resolvi falar um pouco daquilo que sei sobre o nosso cozido.
Cozido à portuguesa é um prato tradicional português. Trata-se de uma iguaria composta por uma Variedade de vegetais, carnes e enchidos cozidos.
Portanto é normal encontrar feijões, batata, cenouras, couves e arroz em conjunto com frango entrecosto de porco, chispe, carne de vaca etc. etc.
Claro que não nos podemos esquecer dos enchidos que também variam de região em região.
Também é comum aproveitar o caldo resultante da cozedura das carnes para preparar a chamada sopa do cozido. A este caldo, pode ser adicionado pão,arroz ou massinhas e feijão, de forma a completar esta sopa. Também é normal juntar um pouco de hortelã. Estes ingredientes para a sopa também varia de região em região do nosso País.
Também se aproveita o caldo e os restos das carnes e legumes para se fazer um belo arroz de cozido no forno.
Na verdade o nosso cozido tradicional leva-nos numa viagem ao nosso país, de região em região numa amostra de produtos ou tradições locais. Este conjunto de cozidos é o património nacional e identificador do nosso cozido.
Quando digo de nosso cozido é para o diferenciar de tantos outros cozidos existentes na europa.
No entanto a maioria dos portugueses não sabem que o nosso cozido tem origens em Castela…

É meus amigos! Existem autores, como Jose Esteban, que consideram o cozido como uma das bases da cozinha espanhola. A verdade é que hoje o nosso cozido é diferente dos vários que existem em Espanha.

Sem comentários: