terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Moqueca de bacalhau






Moqueca de bacalhau (4 doses)

4 postas de bacalhau demolhado
Azeite q.b.
1 cebola
Alho a gosto
4 tomates maduros migados
1 pimento cortado (utilizei duas cores de pimento)
Óleo de palma a gosto (utilizei massa de dendém)
1 folha de louro
Coentros picados a gosto
Leite de coco a gosto (utilizei meia embalagem)
Sal q.b.
Picante a gosto

Comece por dar uma pequena fervura ao bacalhau em água. Assim que começar a ferver retire do lume e reserve a água do bacalhau e o bacalhau em separado.

Entretanto faça um refogado com azeite, cebola e o alho. Quando estiver refogado, adicione o tomate migado, o pimento cortado em pequenas tiras e deixe novamente cozinhar por alguns minutos.
Adicione um pouco de água de ferver o bacalhau, (a quantidade de água varia consoante o molho deixado pelo  tomate) tempere com o sal necessário, óleo de palma, louro, picante, metade dos coentros picados e deixe ferver até ganhar alguma consistência. Por fim junte as postas de bacalhau e o leite de coco e deixe cozinhar mais alguns minutos até ficar apurado a seu gosto. (não esqueça de retificar os temperos antes de tirar do lume)
Polvilhe com os restantes coentros antes de servir.
Acompanhe a moqueca a seu gosto. (eu acompanhei com batata doce e espinafres salteados assim como azeitonas para lhe dar um toque tradicional português)

Nota: Em Angola dá-se o nome de moamba ou muamba à massa de dendém. Óleo de palma virgem é o óleo que se retira da superfície da vasilha onde se cozinha e esmaga o dendém. A moamba é a massa que fica do dendém cozido e esmagado depois de retirado o óleo virgem. Tomar em atenção que também há no mercado óleo de dendém refinado industrialmente mas que não é de tão saudável qualidade.

É esta massa de dendém ou moamba que dá o nome á tradicional moamba de galinha.


Sem comentários: