sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Hidromel (a primeira bebida alcoólica produzida pelo homem)



Este mês fui até Grândola à feira do chocolate. Chamaram-lhe feira de chocolate mas tinha muito pouco de chocolate e muito de doces tradicionais e conventuais.
Entre os standes encontrei um que me chamou bastante a atenção. Entre vários produtos relacionados com mel, estava hidromel. A primeira bebida alcoólica produzida pelo homem.
Dizem que:
Os povos celtas já apreciavam o hidromel.
Os romanos atribuíam-lhe propriedades afrodisíacas.
Os vikings responsabilizavam-no pelas bravuras dos seus guerreiros.
Os gregos consideravam-no a bebida dos deuses.

Poderei juntar a estas citações que em Angola até cerca de 1910 era uma bebida muito comum com o nome de zuua. Foi proibido a sua fabricação porque deixavam que a sua fermentação fosse elevada e assim o seu teor alcoólico também era grande, havendo frequentemente casos de grande embriagues.
Isto por volta de 1910 como diz o etnógrafo Óscar Ribas no seu livro Missosso. 
Eu estive lá bem mais tarde e era normal encontrar alambiques escondidos que fabricavam esta bebida… também era normal ver os cavalheiros cambaleando pelas ruas. (se calhar era do vento)


Hidromel é o nome que se dá à bebida alcoólica em que a maior percentagem de açúcar fermentado têm origem no mel, (a proporção de produção é uma parte de mel e duas de água) independentemente dos adicionantes utilizados na preparação do mosto. Como é uma bebida alcoólica fermentada, os seus teores alcoólicos variam consoante as leveduras adotadas na produção. Os produtores artesanais conseguem teores alcoólicos por volta de 20%.
Esta bebida é muito apreciada desde a antiguidade, passando pela Grécia Antiga, Roma Antiga, Leste europeu, eslavos, anglo-saxões, saxões, vikings, celtas, francos, etc.   
Entre os vikings era tão consumida e reconhecida que a própria Mitologia Nórdica explicava o seu surgimento e sua grandiosidade.
Também os maias consumiam uma bebida idêntica.
Na Irlanda era tradição e dever, os casais recém-casados consumirem esta bebida durante o primeiro ciclo lunar (ou mês) após o casamento. Daí surgiu a tradicional lua de mel.

A receita base do hidromel consiste em água, mel e levedura, A partir desta receita básica é possível adicionar um sem numero de ingredientes, como frutas, especiarias, ervas, flores, sementes, etc.etc.
Não se sabe ao certo onde esta bebida alcoólica surgiu, porque há registos de que várias civilizações descobriram que a fermentação de mel originava uma bebida alcoólica. No entanto a história diz-nos que já era consumido há pelo menos oito mil anos. A sua produção é anterior ao fabrico do vinho e à da cerveja.
Segundo Plínio, foi Aristeu quem criou a primeira formula do hidromel. (li isto algures)
As teorias sobre o seu surgimento são várias, mas a mais aceitável remonta à pré-história que diz:
Que quando o homem ainda era nômada, encontrava facilmente colmeias, então ele retirava o mel das colmeias e misturava na água que normalmente transportava. Aos poucos com o consumir desta água doce pelos homens, a bebida começava a fermentar com a ajuda de leveduras selvagens, deixadas pela boca e deixadas pelo ar que transformavam o açúcar do mel em álcool. (um dos exemplos desta realidade é ainda hoje utilizada por alguns povos da Amazónia que cospem para os recipientes quando estão a fabricar as suas tradicionais bebidas alcoólicas)
Quando o vinho e a cerveja apareceram, houve um declínio no consumo do hidromel. Estas bebidas tornaram-se mais baratas e ao mesmo tempo o mel tornou-se mais caro e um dos principais motivos foi o aumento do mel, desencadeado pela urbanização das cidades. (o mel foi direcionado para outras utilizações)

Em Portugal é pouco popular, mas está a ganhar o seu espaço entre as bebidas generosas.





Imagens autorizadas por Apiagro 

Sem comentários: