segunda-feira, 6 de abril de 2015

Calulu de peixe

Calulu de peixe (4 doses)

400 g de peixe seco

400 g de peixe fresco

500 g de tomate maduro

400 g de quiabos

1 cebola grande

2 courgettes

Folha de batata-doce q.b. (ou outras folhas)

Alho q.b.

Óleo de palma q.b.

Vinagre q.b. (ou limão)

Picante a gosto

Deixe o peixe seco de molho por pouco tempo de modo a que não saia o sal todo. Tempere o peixe fresco com alho, sal e vinagre (ou limão de preferência). Numa panela, vá intercalando sucessivamente um pouco de peixe seco, um pouco de peixe fresco, cebola cortada aos pedaços, tomate, quiabos, folhas de batata-doce (ou outras folhas) e courgette e o picante. Por fim, junte o óleo de palma e leve a cozer em lume médio. (adicione um pouco de água se necessitar para não ficar seco)
Sirva com funje.

Nota: Pode confecionar este prato juntando outras espécies de aboboras a seu gosto. É normal confecionarem-se estes pratos com os ingredientes de época.

2 comentários:

helena disse...

A parte mais difícil, para mim, para confeccionar este prato é encontrar peixe seco aqui em Setúbal. Não vejo, nunca vi. Será que dará bom resultado substituir por bacalhau do mais pequeno?

Conceição Santos disse...

Sim. Sei de quem adiciona bacalhau seco.(as pessoas esquecem que bacalhau é peixe)

No entanto do lado direito do meu blog, por baixo da lista das minhas receitas, encontra uma imagem que diz sabores de áfrica e tem as moradas onde encontra peixe seco à venda assim de como outros ingredientes...
Beijocas.