domingo, 2 de abril de 2017

O peixe em Lisboa /chefe Rodrigo Castelo


Ontem, dia 1 de Abril, tive a honra e o prazer de assistir a apresentação de dois showcookings no Peixe em Lisboa dos chefes Rodrigo Castelo e dos chefes  Sergi Arola e Milton Anes.



O chefe Rodrigo Castelo é natural de Santarém, desde cedo desenvolveu o gosto pela cozinha, influenciado pelo pai. Chegado o fim de uma etapa profissional na indústria farmacêutica, decidiu inverter o rumo da sua carreira, concretizando um sonho antigo: a 25 de Outubro de 2013 inaugurou o Taberna Ó Balcão, em Santarém.
O respeito pelos produtos do Ribatejo faz parte da sua forma de cozinhar. Tem desenvolvido um repertório gastronómico de inspiração tradicional e regional que, aliado ao investimento no capítulo da formação e à sua vontade de se superar, lhe permite estabelecer-se como um dos mais promissores cozinheiros portugueses da atualidade.

Já ganhou vários prémios como:

  • Revelação no Tejo Gourmet – 5.º Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo (2015)
  • Medalha de Ouro no 9.º Concurso de Gastronomia com Vinho do Porto (2015)
  • Restaurante recomendado no Guia Repsol (2015)
  • Melhor cozinha de Autor no Tejo Gourmet -6º Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo (2016)
  • Melhor Restaurante no Concurso da Revolta do Bacalhau em 2016
  • 2º melhor Restaurante de Mesa diária pelo Blog Mesa Marcada 2016

No Peixe em Lisboa apresentou-nos uma cozinha baseada no peixe do rio Tejo e na forma como é tradicionalmente cozinhado pelas gentes da beira rio.





Começou por nos mostrar um lagostim do rio, dando-lhe uma apresentação minimalista, mas rica em sabor com a transformação e aproveitamento da casca e da cabeça para intensificar o sabor do lagostim.


Depois foi a vez da fataça (tainha).
Baseando-se na tradicional miga de fataça, tão bem cozinhada pelos pescadores, transformou este prato numa mistura das migas com o tradicional torricado. Dava vontade de saltar da minha cadeira, pegar no garfo e assaltar a panela.



A saboga não podia faltar…

Então com base da saboga espetada e grelhada na lareira, acompanhada de batatas e temperada do molho das bruxas (molho à espanhola) … fiquei sem palavras.





Por ultimo, não podia faltar o sável.
Desta vez maravilhou-nos com um arroz de ovas de sável a acompanhar com o dito peixe frito que normalmente no Ribatejo é passado por farinha de milho antes de fritar.







Não vos deixo aqui as receitas do Rodrigo Castelo pois não seria capaz de as executar como ele, mas deixo umas fotos que tiramos…






Sem comentários: