quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Perna de peru recheada com farinheira

Não consigo imaginar uma mesa de Natal sem peru.
Na minha infância ele estava sempre presente na nossa mesa tanto no Natal como no ano novo.
A minha família tinha sempre peru que era morto um dia antes do Natal e era cortado ao meio. Cozinhava-se uma parte no Natal e a outra era guardada para cozinhar no Ano Novo. No dia em que era morto, almoçava-se um arroz de cabidela feito com o sangue e os miúdos.
Eu, atualmente cozinho pernas que compro no talho. Já há alguns anos que deixei de cozinhar peru inteiro, porque os meus filhos e marido só gostam das pernas e o resto do peru andava pelo frigorífico dias e acabava por ser congelado para fazer saladas do peito de peru mais tarde.

Perna de peru recheada com farinheira 


1  Perna de peru desossada
1  Farinheira de boa qualidade
Alecrim q.b.
Sal q.b.
Pimenta preta ou outro picante a gosto
Azeite q.b.
Alho q.b. (uso em pó)


Para esta receita é necessário que a perna de peru esteja desossada, pois vamos recheá-la.  Por isso, se não conseguir fazê-lo em casa, deve pedir no talho que o façam, na altura da compra, tendo o cuidado de escolher uma farinheira de boa qualidade.
Regue um tabuleiro um fio de azeite, coloque a perna já recheada no tabuleiro, tempere com sal, pimenta, alho e alecrim. Está pronta a ir ao forno a uma temperatura de 200º.
Vá regando a carne espaçadamente com o molho que se vai formando e aconselho que também a vá virando para ficar assada e tostada toda por igual.

Se rechear em casa a perna, faça-o do seguinte modo:
Tempere bem a perna de peru com sal, pimenta, alho e um fio de azeite e rechie-a com a farinheira. Deve ter o cuidado de retirar a pele da farinheira, desfazendo ligeiramente o seu interior e espalhando-o ao longo da carne. Para  evitar que a farinheira saia durante a cozedura, ate a perna a todo o comprimento com um cordel de cozinha.

Acompanhe a seu gosto.


Fotos bay Mário Cerdeira


Sem comentários: