segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Rancho de butelo e casulas (Trás os Montes)


Butelo e Casulas


Já se tornou normal no mês de Fevereiro realizar-se em Bragança e arredores o festival gastronómico dedicado ao butelo e às casulas.
Para muita gente ouvir falar de butelo e de casulas é algo estranho…mas para as gentes transmontanas é como leva-las aos tempos em que se vivia do fumeiro e do que a terra dava. Secava-se o feijão com as cascas para se comer de Inverno e tínhamos as casulas (ou cascas).
O butelo faz parte dos maravilhosos enchidos que esta maravilhosa zona coloca no fumeiro. Já falei  nele o ano passado nestas páginas.
A verdade é que estes ingredientes fazem parte regularmente das refeições aqui em casa. Não me posso esquecer que sou do norte, sou uma orgulhosa minhota onde a gastronomia é muito rica e aprendi desde muito cedo a cozinha-la…mas…casei-me com um transmontano e entrei facilmente neste mundo gastronómico.

Cozido com casulas e butelo

   
Este ano no Carnaval cozinhei um cozido em que as cascas (ou casulas) e o butelo estiveram presentes, mas este fim de semana apeteceu-me um rancho e resolvi confecinar o rancho com cascas e butelo.
Posso afirmar que rancho confecinado com cascas e butelo é uma maravilha. Experimentem que de certeza vão gostar.

Rancho de butelo e casulas


Rancho de butelo e casulas (8 doses)

1 butelo (mais ou menos700g)
250g de cascas
1 cebola
Alho a gosto
1 folha de louro
4 cenouras médias
4 batatas médias
500g de massa cortada (utilizei pontas)
Colorau q.b.
Pimenta preta q.b.
Sal q.b.
Azeite q.b.
salsa picada (não obrigatório)

Comece por cozer o butelo com as cascas em água já a ferver.
Quando as cascas estiverem quase cozidas, tempere com o sal. (se cozer as cascas sem sal, estas cozem mais depressa)
Eu cozi no dia anterior as cascas e o butelo.

Faça um refogado com azeite, cebola e alho. Quando o refogado estiver no ponto, junte um pouco de água de preferência quente. (tenho sempre água quente na cafeteira eléctrica)
Adicione nesta água com refogado, as batatas descascadas e cortadas em pequenos bocados assim como a cenoura. Tempere com pimenta, sal, colorau e o louro. Deixe levantar fervura. Depois adicione a massa, mecha para não pegar e junte o butelo em bocados e as cascas. Se necessário junte mais um pouco de água ou do caldo de cozer o butelo e as cascas. (eu não utilizo a água de cozer o butelo para não adicionar muita gordura ao rancho. Se vir que o paladar necessita de um cubo de carne, adiciono)
Deixe cozer um pouco. Retifique os temperos e aproveite para juntar a salsa picada. Deixe apurar a seu gosto.
Bom apetite.

Sem comentários: