sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Tiramisù


Foto de Mário Cerdeira



A origen do Tiramisù é incerta , pois cada região reinvindica a invenção desta deliciosa sobremesa. Por causa da popularidade do Tiramisù existe uma espécie de disputa entre as regiões da Toscana, Piemonte e Veneto.
A versão oficial coloca o nascimento do tiramisù , no século XVII  em Florença, Toscana quando alguns confeiteiros de Siena decidiram fazer um doce especial num banquete, para comemorar a chegada do grão-duque da Toscana, Cosimo III da família Medici.
O doce refletia a personalidade do grão-duque, que era uma pessoa importante, simples e apaixonado por doces. Teria sido assim que nasceu o Tiramisù, confecionado com ingredientes simples mas saborosos. Naquela época foi batizado de “zuppa del duca” em homenagem ao duque que levou a receita para Florença, sendo esta receita rapidamente conhecida em toda a Itália.
 Dizem que o tiramisù se transformou na sobremesa preferida dos nobres, que os ingredientes eram afrodisíacos e excitantes, fazendo surgir o nome Tiramisù, que traduzido quer mais ou menos dizer “me puxa para fora” , “saio de mim” ou "levanta-me".
Existem outras versões não oficiais  que dizem que o Tiramisù foi inventado por um confeiteiro de Turim, que se encontrava na região de Piemonte, para homenagear Camillo Benso , Conde de Cavour um dos responsáveis pela unificação da Itália.
A região de Vêneto também tem a sua própria versão que  a localizam no século XX, depois de acabar a Segunda Grande Guerra, em Treviso, no restaurante "Da Alfredo", a primeira casa do grupo "Torlá". O nome viria da sobremesa energética "che ti tira su" (que te faz levantar) usada para revigorar boêmios das noitadas passadas nos bordéis do Vêneto. No entanto, o restaurante nunca reivindicou sua criação.
Surge uma outra possibilidade em Treviso, é que tenha sido criado no restaurante Le Beccherie, no início dos anos 1950. O restaurante que fechou em 2014.

Deixo aqui a receita oficial do Tiramisú

2 ovos
50g de açúcar
1 pitada de sal
200g de queijo "Mascapone"
1/4 de litro de café (substituí por algum sumo de laranja)
16 palitos "la reine"
Cacau em pó q.b.

Comece por separar as gemas das claras.
Bata as gemas com o açúcar até ficarem esbranquiçadas e espumosas.
Entretanto bata as claras em castelo temperadas com uma pitada de sal até ficarem bem firmes.
Misture as gemas batidas com o queijo muito bem e por ultimo envolva as claras batidas em castelo de baixo para cima.

Verta o café num prato, passe pelo café 8 palitos de maneira a ficarem moles por fora mas rijos por dentro.
Forre o fundo de um tabuleiro ou forma com os palitos embebidos no café. Verta sobre os palitos metade do creme e alise com uma espátula ou faca.
Sobreponha os restantes 8 palitos demolhados no café e verta sobre os palitos o restante creme de queijo. Alise novamente, polvilhe com cacau e leve ao frio por algumas horas.

Nota.
Na minha versão apresentada na foto, substitui o café por sumo de laranja (poderia substituir por uma bebida a meu gosto como rum) e distribui por taças. Em algumas taças adicionei bocados de morangos. Poderá fazer a receita original ou dar-lhe um toque pessoal.

Sem comentários: