terça-feira, 23 de outubro de 2018

Morcela assada no forno








Hoje cozinhei morcela da Guarda. Já há uns tempos que me apetecia comer morcela da Guarda e com o aproximar do frio ainda me soube melhor.
Como não tinha os tradicionais grelos que as gentes mais a norte utilizam, dei-lhe mais um toque à minha maneira com o que tinha à mão.
Como podem ver pela imagem acompanhei a morcela com feijão verde acabado de apanhar em substituição dos adorados grelos e acompanhei com batata doce, ovo, e cebola caramelizada…

Morcela assada no forno ( 2 doses)

1 morcela
2 ovos
1 cebola grande
Feijão verde q.b.
Batata doce q.b.
Azeite extra virgem q.b.
Óleo alimentar q.b. (não obrigatório)
Vinagre q.b.
Açúcar q.b.
Pimenta preta a gosto
Sal q.b.

Comece por cozer o feijão verde limpo e cortado a seu gosto, os ovos e a batata doce (eu cozo a batata doce com a pele depois de bem lavada) em água temperada de sal.
Depois de cozinhado, escorra a água, pele a batata doce e descasque os ovos. Reserve.
Entretanto leve ao forno num tabuleiro a morcela picada (eu piquei com um palito), regada com um pouco de azeite e um fio de óleo. (adicionei um pouco de óleo ao azeite, porque o azeite que tenho é extra virgem e não se deve cozinhar este azeite a temperaturas superiores a 160º-180º) Deixe assar a uma temperatura entre 200º a 220º durante mais ou menos 20 minutos. (o tempo de assar varia de forno para forno assim como da grossura da morcela)


Caramelize a cebola da seguinte forma:
Corte a cebola a seu modo (eu gosto de a cortar ás rodelas) e leve a refogar com um pouco de azeite (adicionei novamente um fio de óleo) até começar a alourar. Junte um pouco de açúcar, (juntei uma colher de sopa rasa de açúcar) deixe caramelizar a seu gosto e depois tempere com um pouco de sal e pimenta preta, envolva e regue com um pouco de vinagre. Deixe que o vinagre se evapore um pouco e está pronta a cebola caramelizada.  

Disponha numa travessa todos os elementos e regue com a gordura que ficou no tabuleiro.
Bom petisco.
Nota: se gostar pode transformar a batata doce em puré, pois também fica muito bem.

Sem comentários: