segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Arroz malandrinho








O arroz carolino desde sempre fez parte da minha criação. Desde pequena me habituei ao seu bom sabor e à sua cremosidade.  Quem não gosta de um bom arroz doce, de um arroz de cabidela cozinhado com carolino? É o meu arroz de eleição. Cozinha-lo é para mim um prazer.
Hoje apeteceu-me um arroz malandrinho acompanhado de pataniscas de bacalhau.
Gostava de o fazer com mais um pouco de cor de tomate…mas o tomate era daquele amadurecido à força. Não deu grande cor, mas o sabor estava lá.
A média da quantidade de arroz varia entre 75g a 100g por pessoa.

Arroz malandrinho (4 doses)

1 cebola
4 tomates bem maduros
Alho a gosto
1 folha de louro
Pimenta preta a gosto
Coentros picados a gosto (não é obrigatório, no Norte utilizam salsa)
300g de arroz carolino
1,5 litros de água (varia da maneira como gosta do arroz malandrinho)
Sal q.b.
Óleo alimentar ou azeite q.b.


Por norma começo por aquecer a água até ferver, antes de começar a cozinhar o arroz. No entanto isto não é obrigatório. A maioria das pessoas adiciona ao arroz, água fria.
Comece por fazer um refogado com óleo ou azeite, cebola e alho. Depois de começar a dourar a cebola, adicione o tomate migado e deixe refogar a seu gosto. Quando estiver refogado, junte a água necessária e tempere com sal, pimenta e a folha de louro. Assim que levantar fervura, adicione o arroz, mexa e deixe cozer a seu gosto. Quando levantar fervura, tape a vasilha e abrande o lume. O arroz gosta de cozer lentamente e de ser abafado. Quando estiver a seu gosto, retifique o tempero, mexa e apague o lume.
Se gostar, polvilhe com os coentros picados antes de servir.

Eu não deixo que o arroz coza muito, gosto dele mal cozido para que quando chegue à mesa já tenha acabado de cozer por ele mesmo.
Tenha sempre um pouco de água quente de parte para o caso de o arroz necessitar de mais líquido.
Corte a cebola e o alho para o refogado ao seu jeito. Eu gosto de encontrar bocados de cebola e por isso corto às rodelas. No entanto há quem não goste de cebola. Nesse caso aconselho que a pique.
Também gosto de ver a pele do tomate no arroz e por isso não tiro a pele antes de migar. Faça a seu modo para que a refeição tenha o seu toque pessoal.
Bom apetite.

Sem comentários: