terça-feira, 9 de maio de 2017

Bolo de laranja

Um bolo simples de fazer... mas de fazer crescer água na boca...



Bolo de laranja

250g de açúcar
250g de farinha com fermento
4 ovos
Sumo de uma laranja
1 laranja (para forrar a forma)
Sumo de laranja e açúcar q.b. (para fazer o xarope)

Comece por bater o açúcar com os ovos. Depois de bem batido, adicione a farinha e o sumo de laranja.
Entretanto forre uma forma com papel antiaderente. Polvilhe com açúcar, (não muito) e espalhe rodelas de laranja finas a seu gosto. Verta a massa e leve ao forno (pré aquecido) a uma temperatura de 180º até estar cozido a seu gosto. (No meu forno levou 45 minutos, mas isto varia de forno para forno) Verifique a cozedura com a ajuda de um palito.
Entretanto faça um xarope misturando sumo de laranja com açúcar. Não dou quantidades porque também varia do seu gosto e do doce da laranja e da quantidade de sumo que estas têm. (no meu bolo utilizei o sumo de três laranjas)
Quando o bolo estiver cozido, desenforme e regue o bolo com o sumo de laranja até este absolver todo o sumo. (fica um bolo bem gostoso e húmido)




Dica: Neste bolo, substituí os 4 ovos de galinha por 2 ovos de gança. Nesta época tenho sempre muitos ovos de gança e de pata e é normal utiliza-los na cozinha. O dizerem que estes ovos não prestam para doceria é mito. Pode sempre utiliza-los desde que não tenha de bater claras em castelo. Ainda um dia destes experimentarei fazer algum doce em que baterei as claras destes ovos… e direi como correu. 




Sem comentários: