terça-feira, 16 de maio de 2017

Coelho / coelho grelhado

Na China este mamífero é o símbolo de fecundidade. Os chineses sacrificaram em 1600 templos mais de 30 mil coelhos. Na primavera os chineses pedem aos deuses que fecunde a terra da mesma forma que os coelhos o fazem. No Outono os chineses agradeceram pela produção feita pela terra.
Os coelhos não são roedores, são lagomorfos. Isto quer dizer que os lagomorfos diferem dos roedores por terem quatro dentes incisivos na mandíbula superior, ao contrário dos roedores que têm apenas dois. São também herbívoros enquanto os roedores são omnívoros. No entanto, à semelhança destes, os incisivos crescem durante toda a vida necessitando continuamente de roer alimentos fibrosos para prevenir o excesso do crescimento dos dentes. É a razão porque  os coelhos roem de tudo. É normal de quando criados em cativeiro, muitas vezes os criadores têm de lhes cortar os dentes regularmente. 
Um coelho pode viver até 10 anos se for bem tratado.
A gestação de uma coelha é de apenas 1 mês, têm vários filhotes e amamentam entre 20 e 30 dias.

O coelho é símbolo comum na Páscoa por causa da sua fertilidade tanto para judeus como para os cristãos que relacionam a sua reprodução á esperança de uma nova vida.

O coelho doméstico é idêntico ao coelho selvagem Europeu, que foi domesticado e espalhado por todo o mundo. Na Austrália a sua alta capacidade de reprodução transformaram-no uma praga principalmente pela falta de predadores.

Os principais predadores que o caçam são a raposa, o lobo e em alguns países a onça. No entanto há muitos mais animais que o apanham.

Muito mais poderia dizer do coelho…
Uma das coisas que para mim é importante, é ele ser um mamífero que faz parte da nossa alimentação desde que ele (o coelho) existe.
Eu fui habituada desde sempre a consumir esta carne e aprecio.

Aqui onde vivo (Alentejo) é normal fazer grandes petiscadas e almoçaradas de coelho cozinhado de várias formas. Hoje deixo aqui uma receita de coelho grelhado que adoro:

  




Coelho grelhado



Coelho cortado em bocados q.b.
Massa de pimentão q.b. (pode substituir por colorau)
Pimenta preta q.b. (ou outro picante a gosto)
Sal q.b.
Alho q.b.
Coentros cortados q.b.
Azeite q.b.


Comece por fazer uma pasta com a massa de pimentão, sal, pimenta, alho e um pouco de azeite. (normalmente envolvo e esmago os ingredientes num almofariz)
Esfregue o tempero nos bocados de coelho e deixe algum tempo para a carne tomar o sabor.
Leve o coelho temperado a grelar não deixando que ele estorrique.
Depois de grelhado, tempere com bastante alho picado, coentros e azeite.
Sirva acompanhado de batatas cozidas ou outro acompanhamento a seu gosto.
Não esqueça uma salada.



Sem comentários: