sexta-feira, 19 de maio de 2017

Leite condensado /bolo de leite condensado

Leite condensado
Quando se remove parcialmente a água do leite e se adiciona açúcar… ficamos com leite condensado. (poderá não ter açúcar)
Em 1820, Nicolas Appert de nacionalidade francesa começou a pesquisar a esterilização e conservação de alimentos em embalagens herméticas.
Oito anos depois (1828) o francês Malbec pegou nos estudos de Appert e criou com a utilização de leite fresco de vaca, o leite condensado.
O leite condensado, rapidamente se expandiu por toda a Europa. Era uma nova forma de se conseguir conservar o leite.
O leite condensado chega aos Estados Unidos em 1853 levado da Europa por Gail Borden que patenteia o método em 1856. A verdade é que Gail Borden ficou com os louros de ter criado o leite condensado e a maioria pensa que este leite foi inventado nos Estados Unidos.
Com a guerra civil americana este leite (que é comercializado em frascos) torna-se um sucesso comercial.
Entretanto aparece em 1888 Meyenberg de nacionalidade suíça que apura o método do transformar o leite em leite condensado ao utilizar a esterilização em autoclave. Este método leva o leite á temperatura de 120º C, em recipiente fechado a uma alta pressão e começa a ser comercializado em latas. Meyenberg patenteia o sistema em 1884 e no ano seguinte emigra para os Estados Unidos e promove a criação de fábricas de leite condensado.
Muito mais se poderia dizer da história do leite condensado…

Quando tiverem à mão uma lata de leite condensado poderão ficar muito mais informados se lerem o rótulo, principalmente a informação nutricional.
Passando à receita de hoje:
Normalmente não sou uma aficionada do leite condensado. Fui criada a beber leite fresco de vaca ou de cabra, o que adoro.
Quando cheguei a Angola encontrei o leite condensado em todas as despensas das pessoas que conheci e conhecia. Era normal, nem sempre se tinha leite fresco ali à mão. Também me tive de habituar ao leite condensado.
Atualmente só uso pontualmente o leite condensado, o que é o caso de hoje.
Vou deixar uma receita de bolo com leite condensado, simples, boa e rápida.

Gosto deste bolo para comer simples, mas adoro com gelado ou frutas.




Bolo de leite condensado
1 lata de leite condensado (397g)
150g de farinha com fermento
4 ovos (se os ovos forem pequenos adicione mais um ovo)
1 chávena (café expresso) de óleo alimentar ou manteiga derretida

Comece por bater bem os ovos com o leite, adicione o óleo e a farinha aos poucos e vá sempre batendo até ficar bem envolvida.
Verta numa forma untada.
Leve a forno pré aquecido a uma temperatura entre 160º a 170º até ficar cozido a seu gosto. No meu forno leva 45 minutos, mas este tempo varia de forno para forno.

Eu acompanhei o bolo com morangos e regado com caramelo líquido. Se tiverem chocolate líquido também fica muito bem com os morangos. Deixo a vossa imaginação a trabalhar para aplicarem nesta sobremesa.




1 comentário:

GLORIA CRUZ CONCHA R. - DOÑA JAVIERA LUNA disse...

Quando quero leite condensada "sem acucar", agregó um pouco de água a leite em pó, bato bem e "Voilá" 😊